segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Insônia















A insônia é um dos problemas mais recorrentes nos consultórios médicos e está ligada a diversos fatores de natureza física, psicológica ou até mesmo social.

45% dos casos de insônia são da categoria primária e por isso estão ligados à resposta anormal do cérebro ao estresse.

Em outras palavras, passar uma noite em claro por um motivo que gere ansiedade ou preocupação - como uma entrevista de emprego, por exemplo - constitui um tipo de insônia corriqueira, sujeita à maioria das pessoas. No entanto, para algumas, as dificuldades para dormir podem se prolongar por meses, transformando o indivíduo num insone crônico. “As pessoas que desenvolvem a insônia geralmente se cobram muito, trazem excesso de responsabilidade para si e são bastante preocupadas.Além disso, dores noturnas e problemas respiratórios também podem desencadeá-la.

Atenção! Não confunda insônia com a privação do sono. A última decorre de um mal comum entre os atarefados: o exagero de atividades. Por isso, a qualidade do sono é abalada não pela dificuldade de dormir ou de manter o sono, mas pelo tempo necessário de sono gasto com uma grande quantidade de tarefas diárias. Contudo, o contrário é passível de ocorrer: “pessoas inativas e aposentadas também costumam apresentar dificuldades na hora de dormir.

Por isso, busque equilibrar suas atividades físicas e mentais e mantenha horários regulares para assim criar uma rotina com o sono. Isso é muito importante para que o corpo se programe e saiba a hora exata de parar. Busque agendar seus problemas bem antes de ir para a cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário